Boas!
Cada vez se ouve falar mais na não utilização do fumo, geralmente pelo problema de contaminação de ceras e mel, mas esta é a primeira vez que o ouço, ou melhor, leio em relação ao problema de desaparecimento das abelhas.
O senso comum diz-nos, e qualquer um de nós que utilize fumo vê isso, que não é coisa de que se deva abusar até porque muitas vezes, se as abelhas estiverem nervosas, não há fumo que valha ao apicultor (só se for fumo com nitrato de amónio que aí elas adormecem

) .
Por isso não acredito que a utilização correcta do fumo anestesie as abelhas nem lhes faça grande mal como diz o autor.
Eu acredito que o fumo tenha a função de simular um incêndio quando aplicado no inicio e tem a função de perturbar a comunicação entre as abelhas do enxame nas baforadas ocasionais que se dão.
Parece-me que o autor do documento tenta, de certa maneira, associar o uso do fumo à doença do S.D.C. (sindrome de despovoamento da colónia), doença que à volta da qual parece haver uma grande confusão pelo menos no que se ouve a nível dos media. Uns dizem que é dos insecticidas, outros que é da alimentação artificial, outros que é das alterações climáticas... O que é certo é que parece que ainda não sabem bem quais as causas e apesar disso até já há empresas que parecem ter chegado a "vacinas" para esta doença !?!?
Agora se se utilizar em excesso e com combustível impróprio, o fumo pode ser muito tóxico.
Eu que o diga que uma vez utilizei serapilheira (devia ter alguma tinta) e até eu fiquei meio intoxicado quanto mais as abelhas!!!

Agora tenho utilizado estrume seco e rosmaninho e por vezes um ramo ou outro de tomilho (uma vez usei Lúcia-lima seca e não sei se foi coincidência mas as abelhas ficaram nervosas).