|
FORUM PORTUGUES DE APICULTURAApicultura, Melicultura e Raças de Abelhas |
|
Data/Hora: Quinta Set 09, 2010 11:32 pm
|
Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos activos
| Autor |
Mensagem |
|
anna
|
Assunto da Mensagem: Re: Mel cristalizado nos favos MUDADO " DEGOSTAÇÃO DE MEL" Enviado: Sexta Set 25, 2009 6:32 pm |
|
Registado: Terça Set 22, 2009 10:43 am Mensagens: 24 Localização: Lisboa
|
|
Obrigado. Contudo, muito do que foi dito é simples opinião. Servimo-nos de uns estudos aqui, conclusões, ali, observação além, e escutar muito o que os outros dizem... Sou de opinião que a ouvir é que se aprende e tenho ouvido muitas coisas que me fazem todo o sentido e depois a ciencia ajuda a confirma-las. Ainda não tive oportunidade de ver todo o forum, mas parece-me que ensina muita coisa a quem quer aprender. Deverão os participantes continuar a trocar ideias e experiencias. Estes locais são optimos para isso. Ana
|
|
| Topo |
|
 |
|
jspimpão
|
Assunto da Mensagem: Re: Mel cristalizado nos favos MUDADO " DEGUSTAÇÃO DE MEL" Enviado: Quinta Out 15, 2009 5:56 pm |
|
Registado: Quinta Jun 05, 2008 11:47 pm Mensagens: 27
|
|
dentro do que já foi dito: POR QUE O MEL CRISTALIZA? (Anna, dixit)
Eu diria antes, PORQUE É QUE O MEL NÃO CRISTALIZA?
Quando olhamos o mel exposto nas prateleiras dos supermercados, sempre líquido, transparente, às vezes até babado, perguntamo-nos, porque é que não cristaliza? Pegamos um frasco e lemos: proveniente de países de fora da UE, isto é, da China (terminada a quarentena por mel adulterado), da Austtrália, da Argentina, do Chile, ... e estranhamos! Como é que o mel importado destes países, normalmente embalado na origem em bidões padrão de 300 LT, atravessando continentes e oceanos, suportando elevadas variações de temperatura, sujeito a abruptas movimentações, chega ao país de destino? Chega cristalizado, duro de cortar à faca. E nas prateleiras das grandes superfícies encontramo-lo líquido, transparente, fluido. Como é que foi enfrascado, e em embalagens de gotejo, de gota a gota? Foi fervido. E fervido a elevadas temperaturas, para não voltar a cristalizar. O mel é líquido quando se extrai dos favos, mas com o tempo cristaliza. A cristalização consiste na formação de cristais de açúcar no mel. A consistência destes cristais dependerá do tipo de mel e da sua maturação na altura da cresta. O mel colhido verde cristaliza em cristais grossos, irregulares, imperfeitos. O mel colhido maduro cristaliza em cristais finos, homogéneos, perfeitos. Os factores que influem na cristalização são: - Açúcares do mel (relação entre os conteúdos de glucose, frutose e água); - Temperatura de armazenamento; - Factores externos (como partículas de terra, pó, que no processo de extracção podem ter sido incorporados no mel). O fenómeno da cristalização não deve ser considerado como defeito, pois de forma natural afecta, com o tempo, todos os meis, excepto os meis de salva, acácia e abeto, que não cristalizam. Se pretendermos tornar líquido um mel cristalizado podemos aquecê-lo levemente até 35º 40º C , e não mais do que isso, porque acima deste valor o mel perde a sua actividade enzimática, diminui a sua acção antibiótica (inibina), perde o sabor e o aroma devido à destruição dos seus compostos voláteis, e além disso, provoca um aumento de HMF (hidroximetilfurfural). Os índices HMF e AD (actividade diastásica) servem para reconhecer os meis velhos ou aquecidos. Não devem ultrapassar níveis superiores a 40 mg/kg para o HMF, e menos de oito na escala de Gothe para a AD.
|
|
| Topo |
|
 |
|
Miguel Maia
|
Assunto da Mensagem: Re: Mel cristalizado nos favos MUDADO " DEGOSTAÇÃO DE MEL" Enviado: Quinta Out 15, 2009 6:34 pm |
|
Registado: Domingo Dez 14, 2008 4:38 pm Mensagens: 106 Localização: Vila Real
|
|
Boas... Já agora...por exemplo, o mel de castanheiro muito dificilmente criataliza pq tem um "excesso" de frutos em relação à glucose... Boa semana, MM
|
|
| Topo |
|
 |
|
jspimpão
|
Assunto da Mensagem: Re: Mel cristalizado nos favos MUDADO " DEGOSTAÇÃO DE MEL" Enviado: Quinta Out 15, 2009 10:02 pm |
|
Registado: Quinta Jun 05, 2008 11:47 pm Mensagens: 27
|
|
Boa noite,
Creio que o Miguel Maia queria dizer "excesso" de frutose, para que todos percebam, e é exactamente isso. Outro exemplo: o mel de rosmaninho, em certas épocas também tem, proporcionalmente, mais frutose do que glucose, e quando isso acontece, a cristalização é mais lenta, e por vezes só cristaliza quando ocorrem outros factores de cristalização em simultâneo. Quando a proporção frutose/glucose é igual ou superior a 1, a cristalização é mais demorada, quando essa relação é inferior a 1, a cristalização é mais rápida (isto grosso modo, porque como se disse há outros factores). O mel de ericas (urzes) normalmente tem mais glucose, e cristaliza rapidamente.
Cptos, jsp
|
|
| Topo |
|
 |
|
luispereira
|
Assunto da Mensagem: Re: Mel cristalizado nos favos MUDADO " DEGOSTAÇÃO DE MEL" Enviado: Sexta Mar 12, 2010 10:29 am |
|
Registado: Quarta Abr 22, 2009 5:35 pm Mensagens: 103 Localização: POVOA DE VARZIM
|
|
Bom dia Tenho muita relutância em dar mel ás minhas queridas abelhas, pois no ano passado já queimei 4 colmeias, (ascosferiose) tentei de tudo nada funcionou, este ano já tenho mais duas separadas (em testes) contudo o fim delas está mais que visto. A minha questão é a seguinte: Ontem experimentei descritalizar mel no microondas, em termos de cor e paladar não notei diferença alguma entre microondas e banho-maria. Será que aquelas ondas não destroem os esporos quer da loque ou da ascosferiose, não sou entendedor do funcionamento destas modernices mas parece-me que as ondas provocam uma excitação das moléculas e isso provoca o aquecimento final, será possivel algum ser vivo resistir a isso. Se assim for já posso dar mel descansado ás minhas meninas, ou será que não? Será que não há por cá alguém entendedor destas matérias e me possa esclarecer? Isto foi só uma ideia que me ocorreu, talvez despropositada, fruto da ânsia de destruir esses malditos esporos.
Um abraço LP
|
|
| Topo |
|
 |
Quem está ligado: |
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído
|
|